Acervo Instituto Estre

Conheça e acesse os materiais do Instituto Estre disponíveis no acervo de publicações, livros, podcast, cadernos de oficinas e livretos temáticos.

Caderno de oficinas

Caderno Conceitual

Caderno I

Caderno II

Caderno III

Caderno IV

Livros

Reflexão e Práticas em Educação Ambiental

Reflexão e práticas em educação ambiental discute questões atuais envolvendo educação e meio ambiente, pondo o dedo na ferida da questão de consumo de bens, geração e descarte de resíduos, políticas públicas e pedagogia. Alia uma grande experiência prática, fruto de anos de pesquisas e debates sobre o tema conduzidos pelo Instituto Estre.

Escolas Sustentáveis

“Escolas sustentáveis” relata um projeto pioneiro e ambicioso em educação para a sustentabilidade, que alia a discussão curricular a uma variedade de atitudes em gestão, no espaço arquitetônico das edificações e no relacionamento com a comunidade. A obra apresenta propostas teóricas, discussões metodológicas e experiências práticas. 

Resíduos Sólidos no Brasil

A gestão de resíduos sólidos será um dos principais desafios para o Brasil nos próximos anos. A questão vem ganhando importância em razão do aumento considerável da geração de lixo – resultado das mudanças nos hábitos da população e do aumento da urbanização, da renda e do consumo –, o que pode gerar efeitos nocivos sobre o meio ambiente e a saúde pública. 

Livretos temáticos

Sobre a Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil

Reconhecendo Nós

Cadê o lixo que estava aqui?

Reconhecendo Nós

Histórias do Dragão

Reconhecendo Nós

Artigos e Publicações

A Ambientalização da Escola: A Experiência do Programa Escolas Sustentáveis

Programa Escolas Sustentáveis em Curitiba: Educação ambiental crítica e emancipadora nas escolas de tempo integral da cidade

Programa de Oficinas Pedagógicas “Cadê o Lixo Que Estava Aqui?”: Uma
Contribuição ao Ideário Ambientalista Brasileiro

Programa Escolas Sustentáveis - Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental

O Instituto Estre de Educação Ambiental e as parcerias com municípios: o
projeto “Cadê o lixo que estava aqui?”

Varal Ambiental e Canal no YouTube