Instituto Estre

O Instituto Estre desenvolve uma série de atividades para promover a educação ambiental, incluindo:

 Saiba oque fazemos !

Oficinas, cursos e palestras:

abordando temas como consumo consciente, compostagem, economia circular e gestão de resíduos.

Visitas guiadas:

aos Centros de Educação Ambiental e a outros espaços sustentáveis.

Publicações:

livros, cartilhas e outros materiais educativos.

Sobre nós

O Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 2006 e mantida pela Estre Ambiental. Percorrendo diferentes territórios, o Instituto Estre promove diálogos e práticas – com um público amplo e diverso – sobre os seguintes temas: consumo, resíduos sólidos, cidadania, sustentabilidade e outras temáticas pertinentes à educação ambiental e participação comunitária.

Em seus quase 17 anos de atuação, mais de 600 mil pessoas já estiveram engajadas em seu Programa de Educação Ambiental, o qual contempla Diálogos em Educação Ambiental, Práticas de Educação Ambiental e Engajamento com Comunidades, cuja atuação se dá nas regiões sul e sudeste do Brasil, onde também estão localizados seus Centros de Educação Ambiental (em Fazenda Rio Grande/PR e Guatapará/SP).

Nossa História

A fundação do Instituto Estre tem uma história interessante. Inspirada pelo surgimento da lei “Conheça nossa cozinha”, a Estre Ambiental teve a ideia de abrir a primeira visitação em um de seus aterros sanitários. Dessas visitas iniciais com a comunidade para mostrar de que forma o aterro funcionava, surgiu o interesse crescente das escolas e universidades pelo tema.

O reconhecimento da força e necessidade de se trabalhar com Educação Ambiental de uma maneira ainda mais abrangente e profunda deu início à profissionalização deste trabalho: o desenvolvimento de uma metodologia própria de educação, a elaboração de materiais didáticos, a construção do primeiro Centro de Educação Ambiental e a formação de uma equipe profissional comprometida, e, assim, nasce o Instituto Estre.

Missão

Fortalecer a Educação Ambiental e o diálogo acerca dos desafios socioambientais relacionados aos resíduos sólidos no Brasil

Visão

Uma sociedade mais engajada, potente e com olhar sistêmico em temas socioambientais relacionados aos resíduos sólidos.

Valores

Acolhimento: recebemos bem as pessoas e as diferentes ideais, potencializando nossas ações, criando um ambiente mais agradável e divertido; Aprendizagem: aprendemos de diversas formas e sempre; Autoconhecimento: sabendo de nossos potenciais e limitações é mais fácil lidar com os outros e as outras; Corresponsabilidade: somos corresponsáveis pelo meio em que vivemos e pelos projetos em que nos envolvemos; Construção Coletiva: experienciamos a construção coletiva como exercício democrático e cidadão; Cuidado: seguimos a ética do cuidado: consigo, com os outros e as outras, com nosso meio, comunidades e nossos projetos; Diálogo: exercitamos a escuta e a fala, sempre com implicação e responsabilidade.

Onde estamos

Para a execução de seu Programa de Educação Ambiental, o Instituto Estre conta com dois Centros de Educação Ambiental localizados em Fazenda Rio Grande/PR e Guatapará/SP. 

Além disso, no Paraná, sua atuação se estende para os municípios da chamada Grande Curitiba e Sarandi. Já no sudeste, abrange os municípios de Piratininga, Bauru, Jardinópolis, Araraquara, Sertãozinho, São Paulo e Ribeirão Preto. 

O Instituto também acolhe pessoas e grupos interessados em suas temáticas de trabalho de outras localidades e territórios brasileiros.

9

Escritório Matriz

Rua do Rocio, nº 220, 2º andar/ Conjunto 22, Edifício Atrium, Vila Olímpia, São Paulo/SP, CEP 04.552-903.

9

Centro de Educação Ambiental - Fazenda Rio Grande

Av. Nossa Senhora Aparecida, nº 3188, Santa Terezinha, Fazenda Rio Grande/PR, CEP 83.829-308

9

Centro de Educação Ambiental - Guatapará

Rodovia Deputado Cunha Bueno, s/n – km 183 – Guatapará/SP – CEP: 14.115-000

Visitas Mensais

Alunos e pessoas atendidas