Publicações


Reflexão e práticas em educação ambiental: Discutindo o consumo e a geração de resíduos (2012).
Organização: Juscelino Dourado e Fernanda Belizário
O livro discute questões atuais envolvendo ensino e meio ambiente, colocando o dedo na ferida da questão sobre consumo de bens, geração e descarte de resíduos, políticas públicas e pedagogia. Alia uma grande experiência prática, fruto de anos de pesquisas e debates sobre o tema conduzidos pelo Instituto Estre. O livro discute temas tradicionais da educação ambiental sob novas perspectivas, a formação de equipes de educadores ambientais e os impactos do consumo e da geração de resíduos, entre outros temas. Inclui também uma série de exemplos práticos de atividades pedagógicas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Uma referência importante para professores, educadores ambientais e pesquisadores.
Resíduos Sólidos no Brasil - oportunidades e desafios da Lei Federal n. 12.305 de resíduos sólidos (2014)
Organização: Rudinei Toneto Júnior, Carlos César Santejo e Juscelino Dourado
A gestão de resíduos sólidos é um dos principais desafios para o Brasil. A questão vem ganhando importância devido ao aumento considerável da geração de resíduos - resultado das mudanças nos hábitos da população e do aumento da urbanização, da renda e do consumo -, o que pode gerar efeitos nocivos sobre o meio ambiente e a saúde pública. Para lidar com esse problema, foi promulgada, em 2010, a Lei Federal n. 12.305 (Lei dos Resíduos Sólidos), a qual prevê uma série de ações que busca solucionar o problema do manejo dos resíduos sólidos no Brasil. 'Resíduos Sólidos no Brasil - oportunidades e desafios da Lei Federal n. 12.305', organizado pelo Centro de Informações Tecnológicas e Ambientais em Resíduos (CITAR), com a participação de diversos especialistas, oferece um amplo panorama da gestão dos serviços de manejo de resíduos sólidos no país, discutindo as principais propostas da nova lei e a aplicabilidade delas. A obra é leitura importante para acadêmicos e gestores que queiram implantar as ações adequadas para este campo no Brasil.


Escolas Sustentáveis (2015)
Organização: Juscelino Dourado, Fernanda Belizário, Alciana Paulino
O livro Escolas Sustentáveis oferece uma nova perspectiva de como pode ser potente e transformadora a relação das escolas com a educação ambiental crítica e emancipadora. Passando pelo histórico de criação do programa e compartilhando as experiências práticas do Instituto Estre, os autores trazem um contributo teórico e metodológico. Ao fim, refletem sobre a importância das políticas públicas como garantia da perenização de um processo que se inicia com o engajamento da comunidade escolar.
*Livros disponíveis nas principais livrarias.
Cartilha “Sobre a gestão de resíduos sólidos no Brasil”
Organização: Equipe do Instituto Estre
Impulsionados pelo consumo, a geração e descarte de resíduos tornaram-se
problemas de enormes dimensões. No mundo, são geradas cerca de 7 milhões
de toneladas de resíduos sólidos por dia. O Brasil contribui com mais de 214
mil toneladas diárias, quantidade que vem crescendo ano a ano, em taxas
superiores ao crescimento da população e do PIB. E para onde vai todo esse
resíduo?!
Com o intuito de qualificar este diálogo, o Instituto Estre de Educação
Ambiental lança a Cartilha “Sobre a gestão de resíduos sólidos no Brasil”
com diversas informações sobre o cenário dos resíduos no Brasil, principais
elementos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº
12.305/10), desafios e oportunidades do setor, além de dicas de sites, livros,
filmes e pesquisas sobre o tema.
Download da Cartilha