Histórias para Pertencer ao Mundo

Partindo da concepção de que se aprende o tempo todo e de que isso pode acontecer de forma divertida, o Instituto Estre se inspirou na tradição dos teatros infantis para interagir com o público de forma lúdica e por meio da arte. Em 2008, o Instituto começou a promover um espetáculo itinerante, percorrendo escolas, ONGs, espaços públicos e comunidades, buscando levar uma mensagem capaz de sensibilizar a respeito do tema de resíduos, consumo e cidadania.
O espetáculo é renovado a cada ano e levado para diferentes espaços, alcançando um público cada vez diverso e que vai além do público-alvo inicial, que eram crianças de 3 a 5 anos.
Desde 2015, firmou-se uma parceria com Kiara Terra, contadora de histórias e criadora do método História Aberta, que são narrativas que acontecem com a participação do público. Escuta e improvisação são os principais recursos desta técnica, que também se tornou um instrumento pedagógico abrangente: tanto na formação de professores, como na sensibilização dos mais diversos públicos. Esta foi a forma encontrada para que as pessoas despertem as histórias que têm por dentro e juntas criem uma narrativa de forma coletiva.
