Escolas Sustentáveis

Escolas Sustentáveis: Um caminho entre a escola que existe e aquela com que se sonha



Existe uma concepção de que a sociedade precisa se reorientar para práticas mais sustentáveis e existe uma oportunidade de refletir sobre o papel da escola de educar para esse fim. O Instituto Estre busca promover essa reflexão-ação coletiva com foco em tornar diferentes escolas em um espaço educador sustentável, convidando gestores, professores, alunos, familiares e demais pessoas, a pensarem criticamente sobre suas escolas.

Para isso, foi criado o programa Escolas Sustentáveis, que tem o objetivo de fomentar a construção de espaços educadores sustentáveis, que buscam incorporar as ideias da educação ambiental crítica em todas as vias da unidade escolar.

Thumbnail
Thumbnail

O que é

Uma escola sustentável é aquela que não apenas reproduz o currículo oficial, mas consegue implementar o que ensina e fomenta a consciência crítica dos alunos, criando espaços coletivos de tomada de decisão em que sejam ouvidos de fato. É uma oportunidade de aplicar o que muitos preconizam sobre a gestão democrática quanto à participação mais efetiva da comunidade no ambiente de aprendizagem.

Thumbnail

Como funciona

As escolas participantes organizam um coletivo para integrar o projeto e liderar o processo do Escolas Sustentáveis em suas unidades. Esse coletivo tem como principal desafio mobilizar a comunidade escolar para que todos juntos possam pensar em estratégias que permitam tornar a escola um espaço educador sustentável.

A proposta do projeto é se somar a outras inciativas já existentes nas escolas e buscar elementos para fomentar um modelo de educação ambiental que não se resuma a eventos ou ações isoladas de uma disciplina ou professor, mas se integre à cultura escolar e penetre no cotidiano da escola, transbordando para a comunidade escolar expandida.

Percurso

Todo o percurso de ser uma escola sustentável parte da reflexão de como o cuidado, a integridade e o diálogo podem ocupar os espaços físicos e sociais do ambiente escolar, buscando praticar esses valores em 4 dimensões:

Como funciona o percurso da escola sustentável

Edificações: pensando como a estrutura física da escola se adequa ao dever-ser educador ambientalista

Currículo: ao incorporar os processos de mudança dentro do ensino, criando novas possibilidades de interpretação da realidade e de significar as disciplinas, conectando a realidade vivida com o currículo oficial.

Gestão: ao criar mecanismos para garantir e promover as mudanças na escola, ao repensar normas e regras de convivência dentro da escola, ao criar comissões e promover a participação de todas e todos no processo.

Cidadania: ao refletir incessantemente sobre formas de participação das pessoas na vida da escola e as maneiras de respeitar a diversidade e a alteridade.

Existem diferentes caminhos para se trabalhar essas questões e as escolas têm pontos de partidas singulares. Por isso, o projeto incentiva a troca, a construção coletiva e a solidariedade entre os participantes; um problema enfrentado por uma escola pode já ter sido solucionado por outra.

Durante o percurso, as escolas contam com o apoio de material pedagógico e de encontros mediados pela equipe do Instituto Estre, além de outros referenciais teóricos que contribuem para a consecução das mudanças que os coletivos sonham ver implantadas.