Por institutoestre
Os(as) educadores ambientais do Instituto Estre realizaram uma formação interna e coletiva sobre o conceito de consumo e gostaríamos de compartilhar alguns pontos importantes com você:
O que entendemos por consumo? Dentre os significados de Consumo no dicionário podemos destacar: “O que se gasta, despesa, ou quantidade que se utiliza de serviços ou materiais”.
Mas o consumo não diz respeito apenas à aquisição de bens materiais, pois também consumimos ideias e concepções de mundo, representações sociais e estilos de vida. E dessa forma age também como ferramenta de distinção social, através de símbolos e valores.
E porque consumimos, afinal? Consumimos para satisfazer nossas necessidades, como por exemplo, o consumo de alimentos para nossa sobrevivência. Mas também consumimos para criar ou fortalecer nossa identidade no meio social em que vivemos.
Na chamada “Sociedade do consumo” tem-se como consequências graves impactos ambientais, seja pela crescente extração de matérias primas da natureza para produção, como no aumento da geração de resíduos.
Outro ponto importante é o princípio da Obsolescência planejada. Se pararmos para pensar, os produtos duram cada vez menos, não tem conserto, ou se tornam defasados pelo lançamento de um novo modelo.
Então, quais caminhos nós podemos seguir?
Você já deve ter ouvido o termo “Consumo Consciente”, que consiste em repensar nossos atos de consumo, buscando romper com a alienação e estimulando uma responsabilidade ambiental. Esta abordagem traz princípios como conhecer a origem dos produtos, buscar informações sobre a conduta das empresas e os impactos causados ao meio ambiente no processo de fabricação, se negando a consumir determinados produtos por gerar externalidades negativas.
Existe também o termo “Consumo Crítico”, que se aprofunda nas reflexões, buscando compreender o problema de maneira sistêmica, a partir de uma crítica ao sistema capitalista e das relações socioeconômicas existentes. E com a Educação Ambiental, podemos refletir sobre essas e diversas questões socioambientais, entender o nosso papel como indivíduo inserido numa sociedade, e buscar meios de transformá-la.
Quer se aprofundar mais sobre o que acabou de ler?
SANTOS, L. L. A Educação para o consumo no espaço da escola: Criando as bases para o consumo crítico e solidário. Em “Reflexão e Práticas em Educação Ambiental” do Instituto Estre.
GAMBARRO, D. Bourdieu, Baudrillard e Baumann: O Consumo Como Estratégia de Distinção.
LUNA, E.M.; ALEXANDRE, M. C. M. Consumo consciente e a resposta à crise do capitalismo: análise do consumo consciente a partir da abordagem marxista.
MACHADO, R. P.; SCALCO, L. M. Rolezinhos: Marcas, Consumo e Segregação no Brasil.
Documentário: “A conspiração da lâmpada” ou “The LightbulbConspiracy“. Disponível em: https://vimeo.com/44111988